Agora farei uma dica de livro que pode ajudar os escritores iniciantes. Trata-se do livro Um Ano na Provence, de Peter Mayle, que já ganhou prêmios de melhor livro de viagem e é uma das mais bem sucedidas obras do gênero.
Lançado em 1989 e traduzido para 38 idiomas, o livro vendeu mais de 5 milhões de exemplares no mundo inteiro e serviu de inspiração para o diretor Ridley Scott lançar em 2006 o filme Um Ano Bom, com participação de Russel Crowe e Marion Cotillard.
Contudo, Um Ano na Provence também virou minissérie adaptada pela BBC e abriu caminho para outras obras como Sob o Sol da Toscana, adaptado para o cinema em 2004.
O autor, um publicitário nascido na Inglaterra, já havia lançado em 1973, seu primeiro livro De onde viemos?.
Mas deixou para trás seus 15 anos no ramos da publicidade e mudou-se para a França em 1987, na esperança de uma vida menos agitada que a ajudasse o escrever um romance.
Peter Mayle
Peter Mayle escolheu a Provence (ou Provença), no sudeste da França, região que o encantou não só pelas belezas naturais mas por suas peculiaridades culturais e gastronômicas.
Porém, confuso demais com o estranhamento cultural, escreveu uma longa carta à sua editora, admitindo culpa pelo atraso e dificuldades na escrita, absorto em distrações locais.
Foi tão detalhista na descrição destas distrações que a editora acabou por escrever de volta pedindo mais 250 páginas como aquelas. Já havia uma editora interessada.
Assim, nascia de forma despretensiosa, Um Ano na Provence.
E por atrair tantos visitantes para a França, o governo francês concedeu ao autor, em 2002, o título de Cavaleiro da Legião de Honra.
Peter Meyle morreu em 2018, aos 78 anos, em um hospital perto de sua casa no sul da França.
Também é autor de outros títulos traduzidos no Brasil como: Em Busca de Cézanne, Memórias de um Cão, Toujours Provence, etc.
Mas por que o livro Um Ano na Provence pode ajudar um autor iniciante?
Em princípio, um escritor, em início ou não de sua jornada, enfrenta muitos bloqueios. Ante a página em branco surgem perguntas como:
- Sobre o que escreverei ou qual o tema do meu próximo texto?
- Qual o melhor narrador para o que quero contar?
- Em que época se passa a história?
- E o tempo da narrativa? Ou o tom?
- Qual será o tamanho? Um conto? Novela? Romance?
- E os personagens? Como construí-los?
- Escreverei com planejamento ou seguindo a intuição?
Enfim, questionamentos importantes e também os tolos rondam a mente até que se descubra o caminho a seguir. Não sem antes passar por um período de certa angústia.
Então, nesse período, nada como uma boa leitura, que nos alimente com belas descrições, detalhes interessantes e bom humor.
A escrita do cotidiano
É o caso de Um Ano na Provence, um misto de crônica, relato de viagens, romance, que nos leva a saborear os comentários sobre os hábitos interioranos dos franceses, a comida, as festas pitorescas e os prazeres rústicos da vida provençal.
Ao mesmo tempo conhecemos o relato de uma pessoa que largou tudo para desfrutar de refeições fartas, coloridas e apetitosas, acompanhadas de vistas incríveis de campos de lavanda e belos vinhedos. E sim, há dissabores, pequenos reveses e implicâncias de vizinhos belicosos com turistas.
Mas para nos contar tudo isto o autor dividiu o livro em 12 capítulos, um para cada mês do ano. E começou a descrever o cotidiano de seu primeiro ano na Provence.
Assim vamos acompanhando as mudanças não só das estações, mas seus efeitos sobre o humor e comportamento dos locais e do próprio autor.
Esta escrita do cotidiano, pode ajudar um autor iniciante a destravar suas amarras, praticar a descrição de sensações, sabores, cheiros, humores. E como Mayle, tornar tudo tão leve e atrativo que se torna impossível largar o livro antes do fim.
Às vezes viagens, paixão de muitos, podem se tornar temas para belos livros.
Por fim, Já falei em outro post, sobre dois livros com relatos de viagens pela Provence, abordando aspectos distintos e com diferentes estilos de narrativas. Um de Jean Giono e outro de Robert Louis Stevenson.
Gostou do conteúdo? Comente em minhas redes sociais!
E já falei aqui também sobre 10 livros para escritores.
Veja mais em:
Sul da França: 2 livros sobre relatos de viagens pela Provence
Como escrever um livro? Veja 10 livros para escritores
Livro: Um Ano na Provence
Editora: Sextante
Páginas: 237
Publicitária, escritora e mãe da Pink e da Charlotte.
Além de escrever, amo falar sobre livros e viagens.