Nihonjin

2021-02-08T20:03:31-02:00

Já leu algum livro que tenha, como pano de fundo, a imigração japonesa no Brasil? Indico aqui o livro Nihonjin, de Oscar Nakasato, vencedor do prêmio Jabuti em 2012.

Sei que trata-se de um tema pouco presente em nossa literatura e independente de origem étnica, Nihonjin foi uma grata surpresa.

O livro trás uma excelente reconstrução histórica destes dias, até então pouco conhecidos por mim e talvez por uma boa parte de leitores.

Mas a leitura de Nihonjin me proporcionou uma visão muito particular de nossa origem multicultural e, sem dúvida, horas prazerosas em companhia de boa literatura.

Capa do livro Nihonjin
Capa do livro Nihonjin

O livro Nihonjin

Este pequeno livro com conflitos e personagens comoventes, venceu o prêmio Benvirá de Literatura em 2011, promovido para destacar escritores iniciantes.

Sua força literária também foi reconhecida em 2012, quando o livro levou o Prêmio Jabuti.

o autor Oscar Nakasato
O autor Oscar Nakasato

Comprei meu exemplar logo que foi lançado, curiosa por conhecer a escrita de Oscar Nakasato, que tanto agradou os jurados.

No concurso Benvirá, o livro deixou para trás outros 1.932 concorrentes brasileiros com obras inéditas.

Mas vamos logo ao enredo de Nihonjin.

O Enredo

Nihonjin, quer dizer japonês.

Em seu romance de estreia, o autor usa uma linguagem direta e já desperta nossa curiosidade na primeira frase, tão importante para cativar o leitor.

Sei pouco de Kimie.

Há uma fotografia dela em preto e branco na casa de tio Hanashiro, as bordas cortadas em pequenas ondas pontudas, amarelada, em meio a tantas outras igualmente antigas, perdidas numa caixa de camisa.

trecho do Livro : Nihonjin, de Oscar Nakasato

Ao longo de 175 páginas o narrador conta a história do avô Hideo Inabata, que chegou ao Brasil na segunda década do séc. XX, com o objetivo de enriquecer e voltar logo ao Japão.

Como tantos japoneses orgulhosos de sua nacionalidade, que viram o mesmo sonho ser distanciado pelo tempo, lugar ou coração, Hideo quer apenas cumprir as orientações de seu Imperador, considerado de origem divina.

Entretanto, sentindo as dificuldades da adaptação, do trabalho árduo e dos conflitos com os filhos, Hideo tem sua vida transformada.

Enfim, um livro marcante, com conflitos comoventes e suas consequências emocionantes.

Excelente opção para conhecermos mais da nossa história.

E que deixa saudade dos prêmios literários que davam oportunidades para autores em início de jornada! Será que um dia retornam?

Por fim, se gostou do conteúdo? Comente em minhas redes sociais!

Título: Nihonjin
Autor: Oscar Nakasato
Editora: Benvirá (Selo da Editora Saraiva)
Edição: 2011
Páginas: 175
Ficção brasileira

Se quiser conhecer outros livros que falam de diferentes culturas que tal começar por Portugal? Veja mais neste post: Livro – José Luis Peixoto

Compartilhe: