Folclore brasileiro: um abecedário de personagens em livro

2019-08-12T10:11:33+00:00

Tudo sobre os personagens do folclore brasileiro

Se você procura um livro sobre os personagens do folclore brasileiro esta é uma excelente opção.

Foi uma deliciosa surpresa saber mais sobre as 141 personagens folclóricas, conhecidos ou não.

De tempos remotos ou recentes e suas histórias maravilhosas, estão apresentadas em um belo Abecedário de Personagens do Folclore Brasileirocom primoroso projeto gráfico.

Capa do Livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro

Capa do Livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro

Um rico universo de personagens do folclore nacional

Neste mergulho em caldo cultural tão rico e a partir do estudo das obras de célebres pesquisadores folcloristas como Luís Câmara Cascudo, Silvio Romero, Ricardo Azevedo, entre outros, Januária Cristina Alves desbrava um rico universo de incontáveis seres.

Registrou neste abecedário suas características específicas, fornecendo o maior número de referências possível para compreensão de seu universo mítico.  Carregam em si informações relevantes sobre o contexto histórico e sociocultural em que nasceram e se popularizaram.

Porque se é assim que contam, é assim que é.

Não só Boitatá, Curupira ou Pisadeira, encontramos também as aventuras de Lucas da Feira, Roberto do Diabo ou a horripilante Mão de Cabelo.

Humanos, bichos e seres fantásticos que se misturam no nosso folclore, suas características físicas e psicológicas, raízes ou origens (africana, europeia, indígena, oriental).

Há também associações com outros nomes, além de citações em canções, poemas e outras obras literárias.

O projeto do livro

Logo na abertura do livro, além do processo de pesquisa, Januária nos conta seus primeiros contatos com estes seres, que começou no agreste de Pernambuco. Fala também sobre o desejo de divulgá-los aos leitores brasileiros das novas gerações, cada vez mais distantes deste universo.

As ilustrações de Berje, quase sempre em preto, verde ou vermelho ressaltam traços de caráter, descortinando detalhes ou determinada situação do enredo do qual fazem parte.

Ilustrações internas do livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro

Ilustrações internas do livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro

O estudo das crendices populares revela o povo em sua íntima textura psíquica. Revelar é conhecer. O conhecimento do povo, e só ele, ensina os meios, os canais, a arte de educá-los¨

Citando Monteiro Lobato e acreditando na potência da associação do folclore com a educação e a literatura, Januária espera com este Abecedário, contribuir para a formação de leitores competentes e apaixonados por suas raízes e cultura. Talvez até incentivando-os a recolher histórias do folclore de suas cidades como registro para a posteridade.

Alguém ainda duvida que estes personagens existam?

E se você quiser conhecer mais sobre folclore brasileiro, leia o post: Uma história de bruxas e seres folclóricos

Veja mais dados do livro no link:

Livro: Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro

Autor: Januária Cristina Alves

Edições SESC- FTD

(imagens FTD divulgação)

Deixar um comentário